segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Quais os chumbinhos mais indicados




 Na pressão é necessário que você saiba qual o chumbinho é recomendado para o seu equipamento e para o seu objetivo dentro do esporte. É por isso, que hoje você aprenderá sobre essas munições utilizadas nas carabinas de pressão.

Basicamente, os chumbos são divididos pelos seus formatos, funções específicas e peso.



CHUMBOS ESFÉRICOS -
O formato esféricos (round), é o mais comum utilizado em carabinas antigas com municiamento automático. Nos dias de hoje esse chumbo é usado nas pistolas de pressão a gás. Esse estilo de chumbinho tem como objetivo penetrar profundamente o alvo. Porém esse estilo de munição deixa a desejar na precisão do disparo, decorrente do seu formato esférico. É comum também, achar esse modelo de munição em aço.








CHUMBOS DIABOLÔ -
Diferentemente dos chumbos esféricos, que conseguem girar para qualquer sentido depois do disparo, os chumbos diabolô apenas podem girar no eixo horizontal, já que seu formato não permite que essa munição gire no eixo vertical. Por essas características, esses chumbinhos auxiliam na precisão do disparo realizado.






 
CHUMBOS MATCH (WADCUTTER) –
Como principal diferença dos demais, esses chumbinhos têm como características a “cabeça chata”. Isso porque eles foram criados especialmente para o tiro de curta distância, perfeito para disparos em alvo de papel. Sendo assim, quando um deles acerta o alvo, deixa visível um buraco no papel, o que facilita na apuração dos disparos.








CHUMBOS DE CABEÇA ARREDONDADA (DOMED) –
Esses chumbinhos são conhecidos como os coringas das munições para as armas de pressão. Eles possuem a cabeça arredondada e são muito conhecidos pela versatilidade e aerodinâmica, utilizados para várias práticas do tiro esportivo, inclusive para longas distâncias.




CHUMBOS DE CABEÇA PONTUDA (POINTED) –
Muitos acreditam que por estes chumbinhos terem o formato de foguete eles possuem uma aerodinâmica melhor, mas essa informação não é verdadeira. Justamente por possuir esse formato esse estilo de munição é mais recomendada para carabinas de pressão de maior potência. Além disso, a forma deles permite uma grande penetração dos alvos.  


CHUMBOS DE CABEÇA OCA (HOLLOW POINT) -
Esses chumbos possuem como característica a cabeça oca. Eles são conhecidos por não ter muita utilidade dentro do tiro de pressão esportivo, já que seu formato faz com a precisão do disparo não seja eficiente para distâncias maiores que 20 metros. Esses chumbos normalmente são usados para a prática de caça, por possuir um maior poder de impacto/dano no momento em que atinge o alvo. Isso justamente por acumular ar na cabeça do chumbo até o momento do impacto.






Agora que você sabe a diferença entre os tipos de chumbinhos, podemos indicar um material complementar com dicas para melhorar a precisão do seu disparo. Esse conteúdo irá fazer com que você aumente seu desempenho e acerte o alvo com maior precisão. Quer conferir este material, clique aqui

3 comentários:

  1. OTIMAS DICAS, TENHO UMA HATSAN 5.5 GOSTARIA DE SABER QUAL LUNETA IDEAL PRA ESSA CARABINA.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia tenho uma HATSAN 5.5 gostaria de saber qual o melhor tipo de luneta para ela como também qual o melhor equipamento para regulagem ou calibração da mesma, a minha carabina é com mola G.RAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dienio! Tudo certo? Te indicamos esse modelo de luneta que é excelente e compatível com linha Hatsan! Quer dar uma olhada no nosso modelo, clica aqui: http://www.lojadacarabina.com.br/lunetas-e-red-dot/lunetas/trilho-de-11mm/luneta-rossi-4x32-gold-crown-p-m.html

      Excluir