sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Como as mudanças do ICMS afetaram os negócios de e-commerce



Nós sabemos que o assunto não agrada todo mundo, mas queremos explicar melhor algumas mudanças que podem afetar nossos preços.

Para começar, vamos explicar o que é o ICMS!

O ICMS (IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) é um tributo estadual, cobrado sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. O dinheiro arrecadado por meio do ICMS é repartido na seguinte proporção: 75% ficam com o Estado e 25% vão para os municípios.

Em 2015, nós recebemos a notícia que a Emenda Constitucional n° 87 (“EC 87/15) iria alterar a sistemática de incidência do ICMS sobre as operações interestaduais. Com isso, vai inverter o destino do ICMS e aos poucos, o tributo vai sair do estado de origem para o de destino.

Como funcionava:
As vendas que eram realizadas para outros estados arrecadavam a alíquota (percentual) interna integralmente para o estado de origem.

Como vai funcionar:
As vendas que são realizadas para outros estados irão recolher a alíquota interestadual para o estado de destino, de forma gradual, até ser recolhido 100% ao estado de destino até 2019. Tal mudança implicou em um aumento substancial do percentual de imposto a ser pago referente a esse diferencial, que antes não havia a necessidade de ser pago. Devido a empresa ser optante pelo simples nacional, fora o aumento do tempo de processo de faturamento, pagamento de guias e envio dos produtos.

Mesmo com todas essas alterações, queremos ressaltar que vamos continuar trabalhando para manter a qualidade do nosso serviço e os melhores preços do mercado para que você não sofra prejuízos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário